Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8967
Título: Blechnaceae Newman da Paraíba: riqueza e distribuição geográfica
Autor(es): Sousa, Bruno Melo de
Palavras-chave: Samambaias
Status de conservação
Mata Atlântica
Data do documento: 18-Fev-2014
Resumo: Blechnaceae é uma família monofilética do grupo das samambaias composta por plantas terrestres, rupícolas ou às vezes epífitas, trepadeiras. Sendo caracterizada, principalmente por apresentar soros em fileiras paralelas e adjacentes à costa com deiscência voltada para dentro da pina. O presente trabalho apresentar o levantamento das espécies de Blechnaceae na Paraíba bem como o status de conservação e distribuição geográfica das espécies. O estudo foi baseado em levantamento bibliográfico, consultas a herbários e trabalhos de campo. O tratamento taxonômico consiste de descrições, chave de identificação, comentários taxonômicos, distribuição geográfica e aspectos ecológico das espécies. As coletas foram feitas em remanescente me Mata atlântica do Estado. Foram consultados os acervos dos herbários da Paraíba: JPB e EAN. O status de conservação das espécies foi baseado nos parâmetros gerais adotados pela IUCN, adequando-se ao grupo vegetal estudado e a região na qual ocupa e o trabalho de o trabalho de Mendonça e Lins. Não foram encontrados novas espécies ou registros. Foram encontrados quatro espécies e dois gêneros de Blechnaceae na Paraíba: Blechnum serrulatum Rich. Blechnum brasiliense Desv. Blechnum occidentale L. e Salpichlaena volubilis (Kaulf.) J. Sm.. Nenhuma das espécies foi enquadrada na categoria ameaçada de extinção. As espécies possuíam ocorrência em todas as regiões do Brasil excetuando-se Blechnum brasiliense, que não ocorreu na região norte.
Descrição: SOUSA, B. M. de. Blechnaceae Newman da Paraíba: riqueza e distribuição geográfica. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8967
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Melo de Sousa.pdfBruno Melo de Sousa1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.