Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8970
Título: Diplomacia coercitiva como instrumento de política externa: sua aplicação e eficácia na resolução de conflitos
Autor(es): Travassos, Gabrielle Lessa Rangel
Palavras-chave: Diplomacia coercitiva
Segurança internacional
Política externa
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: Este trabalho busca elucidar o conceito de diplomacia coercitiva, instrumento derivado do desenvolvimento das estratégias de coerção, bem como a sua aplicação em cenários de sucesso e falha. Procura contrastar tal estratégia às demais variantes de uso coercitivo da força e, ademais, compilar literaturas que desenvolvem uma teoria abstrata que conduza-a com maior eficiência ao sucesso. A estratégia da diplomacia coercitiva, mesmo amplamente condicionada a um conjunto de particularidades, constitui-se mecanismo alternativo à guerra quando empregado em situações específicas de crise internacional. Esta afirmativa resta devidamente constatada pelo estudo de caso em análise, envolvendo a Síria e os EUA, em 2013.
Descrição: TRAVASSOS, G. L. R. Diplomacia coersiva como instrumento de política externa: sua aplicação e eficácia na resolução de conflitos. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8970
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabrielle Lessa Rangel Travassos.pdfGabrielle Lessa Rangel Travassos4.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.