Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8977
Título: A experimentação problematizadora no Ensino de Química: Avaliação de uma proposta experimental para trabalhar conceitos de termoquímica
Autor(es): Brito, Suelene Regina de
Palavras-chave: Ensino de Química
Experimentação
Termoquímica
Data do documento: 2-Dez-2014
Resumo: As atividades experimentais no Ensino de Química tem um papel importante no processo de ensino dos conceitos científicos, permitindo aos estudantes a investigação de temas científicos, sendo capaz de desenvolver nestes sujeitos competências e habilidades para a resolução de problemas práticos em seu dia a dia. O uso de experimentos no ensino médio tem sido apontado como uma boa estratégia de ensino, que se trabalhado numa perspectiva problematizadora, possibilita um ensino construtivista, tendo como foco promover uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve por objetivo avaliar uma proposta de ensino baseada em atividades experimentais para o ensino de termoquímica a partir de uma abordagem problematizadora com alunos do 2° ano de uma escola pública do município de Campina Grande – PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 27 alunos de uma escola publica do município de Campina Grande. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários abertos e fechados. Os resultados apontam que os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem no ensino de Termoquímica, revelando que em muitos momentos este ensino não tem privilegiado a compreensão dos conceitos a partir de situações problemas. No entanto, apesar das limitações, os estudantes aprovaram a proposta de ensino executada, despertando-lhes o interesse na aprendizagem dos conceitos de termoquímica.
Descrição: BRITO, S. R. de. A experimentação problematizadora no Ensino de Química: Avaliação de uma proposta experimental para trabalhar conceitos de termoquímica. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8977
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suelene Regina de Brito.pdfPDF - Suelene Regina de Brito852.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.