Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/898
Título: Diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Cabaceiras - PB
Autor(es): Pereira, Tiago Albuquerque
Palavras-chave: Gestão integrada
Limpeza
Caracterização gravimétrica de resíduos sólidos
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) constituem um grande desafio para a gestão pública, principalmente em nível municipal. Este problema foi agravado nas últimas décadas na medida em que o aumento da produção destes resíduos cresce em ritmo mais acelerado que a população, o que torna necessário não apenas a criação de novas políticas de gestão, mas um aperfeiçoamento e modernização. Assim, este trabalho buscou auxiliar o melhoramento da política de gestão de resíduos sólidos para a cidade de Cabaceiras- PB, realizando-se a caracterização qualitativa e quantitativa destes resíduos. Salienta-se que para realização do diagnóstico, realizaram-se entrevistas com os gestores e trabalhadores do setor de limpeza pública e consultas a documentos da Prefeitura referentes ao setor de limpeza pública. Foi feita também, uma série de 20 amostragens de resíduos sólidos urbanos dispostos na área do lixão municipal, em um período de 23 dias sequenciais, obtendo-se, dessa forma, uma amostra composta, que foi utilizada para a caracterização física e a determinação da taxa de produção per capita dos RSU produzidos pela população de Cabaceiras - PB. No período do trabalho a produção diária de resíduos foi 1960 kg/dia, propiciando uma taxa de produção per capita de 884g/dia. Os resultados advindos da caracterização física denotam que, dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população da cidade de Cabaceiras (PB) e lançados no lixão municipal, algo em torno de 78% (percentagem em peso) são constituídos por materiais inertes, que são basicamente resíduos originados dos serviços de varrição de ruas, podas e de resíduos de construção. Com relação à fração de resíduos sólidos orgânicos putrescíveis, o percentual médio foi de 8% (percentagem em peso), o que denota que grande parte desta fração destes resíduos é utilizada por parte da população para alimentação de animais, o que poderá causar sérios problemas de saúde pública.
Descrição: PEREIRA, A. P. Diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Cabaceiras - PB. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/898
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Albuquerque Pereira.pdfPDF - Tiago Albuquerque Pereira1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.