Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8982
Título: Sensibilização da comunidade escolar de alguns municípios paraibanos em relação ao descarte de resíduos sólidos gerados nas escolas
Autor(es): Silva, Eulália Cristina da
Palavras-chave: Educação ambiental
Coleta seletiva
Reciclagem
5Rs
Data do documento: 1-Dez-2015
Resumo: A legislação ambiental no Brasil obteve avanços significativos. Porém, a consciência ambiental possui entraves. Nisto reside a importância da política de descarte de resíduos, pois é um meio de apresentar à sociedade estratégias de gerenciamento destes resíduos. Para isso, é necessário que a política ambiental disponha de mecanismos bem estruturados. O presente estudo é resultado da pesquisa-ação realizada em cinco Escolas Públicas do Ensino Fundamental e Médio, nos municípios de Campina Grande, Montadas e Arara, no estado da Paraíba. A pesquisa teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade escolar da rede pública de Campina Grande e cidades circunvizinhas sobre a importância da política de descartes dos resíduos no ambiente escolar e dos processos de reciclagem baseadas na política dos 5Rs. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários prévios com questões diretas, com alunos das referidas escolas, a fim de avaliar o conhecimento prévio dos discentes sobre a temática pesquisada. Em uma etapa posterior foi realizada palestras abordando o tema e também a apresentação de objetos construídos com materiais reciclados, a exemplo de jogos e brinquedos. Na finalização da intervenção foi aplicado mais um questionário estruturado, abordando questões abertas para avaliação do que foi transmitido no espaço escolar sobre Educação Ambiental, descarte dos resíduos sólidos no ambiente escolar, reciclagem, Coleta Seletiva e a política dos 5RS (Repensar, Reciclar, Recursar, Reduzir e Reutilizar). O projeto obteve aceitação por parte das comunidades trabalhadas, principalmente em relação aos alunos, que durante o processo de execução demonstraram interesse em participar de todas as etapas, ouvindo com atenção e trazendo perguntas para esclarecer suas dúvidas e interagindo para melhor compreensão do que estava sendo proposto. Assim, nota-se que a pesquisa-ação obteve resultados positivos quanto à sensibilização dos estudantes sobre as questões ambientais, bem como, as formas de descarte e as possibilidades de transformação (reciclagens) dos resíduos gerados dentro da escola.
Descrição: SILVA, E. C. da. Sensibilização da comunidade escolar de alguns municípios paraibanos em relação ao descarte de resíduos sólidos gerados nas escolas. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8982
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eulália Cristina da Silva.pdfPDF - Eulália Cristina da Silva947.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.