Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8984
Título: Estudo de processo e efluentes de empresas da cidade de Jardim de Piranhas- RN
Autor(es): Araújo, Tadeu Medeiros de
Palavras-chave: Indústria têxtil
Produção Mais Limpa
Poluição ambiental
Resíduos sólidos
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Dentre as ações de manufaturismo, a Indústria Têxtil se destaca por ser uma atividade mais antiga exercida pelo homem, além de ser uma das que mais apresenta problemas em relação a geração de resíduos sólidos e sua relação por completa com o meio ambiente. Dentro desse parâmetro a região do Seridó no estado do Rio Grande do Norte se destaca por seu alto quantitativo na produção local, colocando a cidade de Jardim de Piranhas e seus mais de 5000 teares numa posição em evidência; assim, a cidade vem sofrendo com o grande impacto que esse tipo de indústria gera, principalmente ao que se diz respeito às águas do rio Piranhas-Assu. Assim, este trabalho consiste em pesquisar, analisar e sugerir a implantação de ações corretivas nas empresas estudadas. Para desenvolver este trabalho foram realizadas visitas in loco na área do processo utilizado em todas as empresas, sempre com o acompanhamento de um funcionário experiente para dirimir todas as dúvidas.Foi observado que a poluição por resíduos sólidos e efluentes com alta carga poluidora ao meio ambiente necessita urgente de medidas corretivas, pois o principal manancial da região recebe estes efluentes provenientes do processo de fabricação, alvejamento e outras etapas da produção. As medidas que foram sugeridas e podem ser adotadas vem a partir do conhecimento da metodologia da Produção Mais Limpa, principalmente visando os pontos de carência presentes nas empresas, onde a concientização dos empresários e classe trabalhadora é praticamente unânime.
Descrição: ARAÚJO, T. M. de. Estudo de processo e efluentes de empresas da cidade de Jardim de Piranhas- RN. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8984
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tadeu Medeiros de Araújo.pdfPDF - Tadeu Medeiros de Araújo1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.