Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8985
Título: Avaliação das atividades gastroprotetora, anti-inflamatória e antinociceptiva de Spondias tuberosa Arr. Cam. (ANACARDIACEAE)
Autor(es): Dias, Jhonatta Alexandre Brito
Palavras-chave: Atividade gastroprotetora
Atividade Antinociceptiva
Atividade Anti-inflamatória
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: As úlceras pépticas compreendem as úlceras esofágicas, gástricas e duodenais e são causadas por um desequilíbrio entre os fatores protetores e defensores da mucosa. A inflamação é um processo fisiológico de resposta orgânica diante de lesão tissular ou infecção, gerando a dor como característica constante. A dor é definida como experiências sensoriais e emocionais, podendo ser crônica ou aguda, quando ocorre por um longo tempo ou findar-se em um curto espaço de tempo, respectivamente. Por vezes, a percepção de dor é entendida como um mecanismo de proteção, no qual o corpo inibe comportamentos que levem à uma injúria maior. A necessidade do desenvolvimento de novos fármacos com propriedades gastroprotetora, antiinflamatórias e nociceptiva de baixo custo e que apresentem poucas ou nenhuma reação colateral, tem estimulado a síntese e o estudo das atividades farmacológicas de novos compostos. Com esse objetivo, será estudado o potencial gastroprotetor, antiinflamatório e antinociceptivo do extrato etanolico bruto de Spondia tuberosas Arr. Cam, administrado pela via oral (gavagem), nos modelos farmacológicos de Úlcera Gástrica Induzidas por Etanol, peritonite induzida pela carragenina em ratos, contorções abdominais pelo ácido acético, tail-flick em camundongos e teste da formalina em ratos. Os ensaios foram realizados para comprovar pré-clinicamente as ações terapêuticas descritas nos estudos etnofarmacológicos. Assim, os resultados descritos demonstram que a espécie S. tuberosa Arr. Cam. apresenta-se como uma fonte promissora de substâncias com atividades gastroprotetora, anti-inflamatória e antinociceptiva.
Descrição: DIAS, J. A. B. Avaliação das atividades gastroprotetora, anti-inflamatoria e antinociceptiva de Spondias tuberosa Arr. Cam. (Anacardiaceae). 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8985
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jhonatta Alexandre Brito Dias.pdfPDF - Jhonatta Alexandre Brito Dias664.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.