Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8986
Título: Avaliação de interações medicamentosas com antimicrobianos prescritos em uma UTI adulto
Autor(es): Ferraz, Bartira Farias Batista Gomes
Palavras-chave: Antimicrobianos
Interações medicamentosas
Medicamentos
UTI
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: Os antimicrobianos são medicamentos prescritos com freqüência nos hospitais, principalmente nas unidades de terapia intensiva, visto que nesta unidade estão os pacientes críticos, ou seja, aquele paciente que apresenta risco iminente de morte. Estes pacientes, muitas vezes fazem uso de um alto número de medicamentos o que pode aumentar as chances de haver interações medicamentosas. Estas por sua vez, são resultantes das ações recíprocas dos componentes ativos dos medicamentos, ou seja ocorre quando um influencia a ação do outro. Pelo exposto este estudo teve como objetivo, avaliar as interações medicamentosas com antimicrobianos prescritos na UTI adulto de um hospital. Trata-se de um estudo retrospectivo através de levantamento de dados de pacientes hospitalizados numa UTI adulto. Dos 40 prontuários analisados 57,5%dos pacientes eram do gênero masculino. O antimicrobiano mais comumente prescrito foi a ceftriaxona. O perfil das interações com os antimicrobianos caracteriza-se por apresentar mecanismo de interações farmacodinâmicas e gravidade prevalentemente moderada. Diante destes resultados observados, pode-se ressaltar a importância do farmacêutico intensivista, para um melhor controle destas interações.
Descrição: FERRAZ, B. F. B. G. Avaliação de interações medicamentosas com antimicrobianos prescritos em uma UTI adulto. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8986
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bartira Farias Batista Gomes Ferraz.pdfPDF - Bartira Farias Batista Gomes Ferraz663.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.