Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8987
Título: Avaliação do uso de um óleo fitoterápico no tratamento da dor em pacientes da Clínica de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Souza, Mayara Spencer Rodrigues de
Palavras-chave: Dor muscular
Terapia complementar
Plantas medicinais
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: Há muito o homem vem se valido do uso de plantas medicinais para alcançar a cura, visto que constituem uma importante ferramenta de auxílio ao tratamento de diversas doenças. Seu uso atualmente é embasado em pesquisas científicas que comprovam sua eficácia e relativa segurança. A alta tecnologia utilizada na produção de medicamentos industrializados muitas vezes torna o produto final inacessível a grande parte da população devido ao custo elevado. Esse fator é premissa determinante para que maior número de pessoas recorra a medicamentos à base de plantas para o tratamento de suas enfermidades. No ano de 2010, foi instituída no Brasil a RDC nº10 de 9 de março de 2010, que dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A partir de plantas elencadas nesta RDC, este trabalho tem como objetivo analisar o uso de um óleo composto de Arnica Montana (Arnica), Matricaria recutita (Camomila) e lippia sidoides (Alecrim pimenta), obtido por digestão, no tratamento da dor em pacientes atendidos na Clínica de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que os pacientes em sua quase totalidade obtiveram melhora no nível de dor após a utilização do óleo. Nem os profissionais de saúde da Clínica de Fisioterapia da UEPB, nem os pacientes ofereceram resistência ao uso do óleo como terapia complementar.
Descrição: SOUZA, M. S. R. de. Avaliação do uso de um óleo fitoterápico no tratamento da dor em pacientes da Clínica de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8987
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Spencer Rodrigues de Souza.pdfPDF - Mayara Spencer Rodrigues de Souza487.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.