Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8988
Título: Avaliação das atividades antinociceptiva e anti-inflamatória de Spondias purpurea L. (ANACARDIACEAE)
Autor(es): Oliveira, Maciel Araújo
Palavras-chave: Spondias purpurea
Medicina alternativa
Inflamação
Nocicepção
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: A família Anacardiaceae é composta por muitas espécies frutíferas e que são utilizadas na medicina tradicional para diversas enfermidades, dentro desta família se destaca o gênero Spondias, rico em compostos fenólicos e que possui diversas atividades farmacológicas comprovadas por estudos. A espécie Spondias purpurea, conhecida popularmente como serigueleira, apresenta uso tradicional como analgésico e possui metabólitos secundários anti-inflamatórios, porém não há estudos que validem essas propriedades farmacológicas. Este estudo teve como objetivo avaliar as atividades antinociceptiva e anti-inflamatória do extrato etanólico (EE), fase diclorometano (FD) e fase acetato de etila (FA) de S. purpurea (Sp) em modelos animais. Para tanto, foram utilizados o modelo de contorções abdominais induzidas pelo ácido acético em camundongos, o teste da formalina em ratos e modelo de peritonite induzida por carragenina em camundongos. No modelo de contorções foi observado uma redução significativa das mesmas promovida por EE-Sp (70%), FD-Sp (88%), FA-Sp (27%). Nos resultados do teste da formalina foi observada uma redução em ambas fases da nocicepção. Na fase I, teve-se o EE-Sp (8%), FD-Sp (25%) e FA-Sp (9%). Na fase II constatou redução do EE-Sp (46%), FD-Sp (16%) e FA-Sp (49%), bem como um efeito antiedematogênico. No modelo da peritonite foi observada uma redução significativa da migração leucocitária induzida pelo EE-Sp (23%), FD-Sp (32%) e FA-Sp (45%). Estes resultados validam o uso tradicional da espécie S. purpurea e contribuem para a pesquisa por novas alternativas terapêuticas visando a resolução dos processos dolorosos e inflamatórios.
Descrição: OLIVEIRA, M. A. Avaliação das atividades antinociceptiva e anti-inflamatória de Spondias purpurea L. (ANACARDIACEAE). 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8988
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maciel Araújo Oliveira.pdfPDF - Maciel Araújo Oliveira1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.