Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8990
Título: Lesões não cariosas na terceira idade: uma revisão da literatura
Autor(es): Santos, Victor Lins dos
Palavras-chave: Erosão dentária
Odontogeriatria
Saúde do idoso
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Na sociedade atual os idosos são cada vez mais numerosos, fazendo com que este grupo social torne-se mais presente também na clínica odontológica. Diversas alterações fisiológicas acometem os pacientes da terceira idade, e estas alterações tem repercussões diretas ou indiretas na cavidade bucal. A presença de hábitos deletérios, má oclusão e exposição a substâncias ácidas são muitas vezes observada nestes pacientes, e frequentemente causam danos mais marcantes nos idosos, principalmente influenciados pelo longo período que os dentes estão expostos a esses fatores. Alterações na estrutura dentária são exemplos de danos causados pelos fatores anteriormente mencionados, e dentre essas alterações da estrutura dentária se destacam as lesões não cariosas, que são aqui representadas pela erosão, abfração e abrasão. As lesões não cariosas apresentam diagnóstico difícil, e estão muitas vezes associadas entre si. Por isto necessitam de tratamento específico e, por terem etiologia multifatorial, multidisciplinar, estando envolvidos no tratamento outro profissionais da saúde, como: médico, nutricionista e psicólogo.
Descrição: SANTOS, V. L. dos. Lesões não cariosas na terceira idade: uma revisão da literatura. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8990
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Lins dos Santos.pdfPDF - Victor Lins dos Santos462.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.