Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8991
Título: Conhecimento dos cirurgiões-dentistas frente ao atendimento de pacientes com coagulopatias hereditárias
Autor(es): Nascimento, Rayssa Nunes da Mota
Palavras-chave: Transtorno hemorrágico
Coagulação sanguínea
Transtorno hemostático
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: As coagulopatias hereditárias têm como característica comum a redução da formação de trombina, fator essencial para a coagulação do sangue. Pacientes acometidos podem apresentar sangramentos de gravidade variável, espontâneos ou pós-traumáticos, presentes ao nascimento ou diagnosticados ocasionalmente. Este trabalho objetivou avaliar o grau de conhecimento dos cirurgiões-dentistas de Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campina Grande-PB quanto ao atendimento de pacientes com coagulopatias hereditárias. A coleta dos dados se deu através de um questionário contendo informações acerca do tempo de formação acadêmica, definição das diáteses hemorrágicas, sinais clínicos de distúrbios hemorrágicos, métodos de hemostasia da cavidade bucal, técnicas anestésicas, tratamento periodontal, tratamento endodôntico, sangramentos gengivais pós-esfoliação de dente decíduo e exodontias. Participaram da pesquisa 24 cirurgiões-dentistas, 12 tinham menos de 15 anos de formados e 12 mais de 15 anos de formados. Em relação aos achados clínicos que determinam a possível presença de distúrbio hemorrágico, 44% afirmaram que são: púrpura, sangramento gengival espontâneo e hemartrose. Os pacientes considerados de risco elevado para o tratamento odontológico foram: pacientes sem distúrbios hemorrágicos revelados, mas com exames complementares alterados; pacientes em tratamento com ácido acetilsalicílico e pacientes em tratamento com anticoagulante por via oral. A maioria dos profissionais (68%) não considerou a utilização de sugadores de saliva como risco para sangramento bucal. Os procedimentos odontológicos que os profissionais não se sentiram seguros a executar nesse tipo de paciente, foram: exodontias (88%); tratamento periodontal cirúrgico (76%); raspagem e alisamento corono-radicular (28%); anestesia do nervo alveolar inferior ou outros (24%); tratamento endodôntico (20%) e anestesia infiltrativa (8%). A média de acertos foi de 50% do questionário. Os dados obtidos na pesquisa mostraram que o conhecimento dos cirurgiões dentistas das Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campina Grande-PB não é satisfatório, havendo dúvidas sobre a maioria dos tratamentos odontológicos direcionados aos pacientes com coagulopatias hereditárias.
Descrição: NASCIMENTO, R. N. da M. Conhecimento dos cirurgiões-dentistas frente ao atendimento de pacientes com coagulopatias hereditárias. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8991
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Nunes da Mota Nascimento.pdfPDF - Rayssa Nunes da Mota Nascimento1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.