Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8992
Título: Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas da atenção primária de Campina Grande em relação ao atendimento de diabéticos
Autor(es): Sousa, Kamila Duarte de
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Atendimento odontológico
Manifestações bucais
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: O Diabetes Mellitus (DM) é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, resultante da deficiência relativa ou absoluta da insulina. Este trabalho objetivou avaliar o grau de conhecimento dos cirurgiões-dentistas de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município de Campina Grande-PB quanto ao atendimento de pacientes com diabetes mellitus. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário autoaplicável, contendo informações acerca do tempo de formação acadêmica, o índice de glicose normal em jejum, sinais e sintomas de DM, as principais manifestações bucais dos pacientes diabéticos, o melhor horário para as consultas odontológicas, conduta que deve ser adotada pelos pacientes diabéticos antes de uma consulta, conduta do dentista frente à atendimentos longos , indicação de profilaxia antibiótica, anestésico de escolha e sinais e sintomas de hipoglicemia. Participaram da pesquisa 24 cirurgiões-dentistas, a maioria dos profissionais era formada há mais de 10 anos, conseguiram identificar corretamente os sinais e sintomas de DM e o nível normal de glicose na corrente sanguínea em jejum. Em relação às manifestações orais do paciente portador de diabetes a doença periodontal foi apontada por 91,6%. Quanto ao atendimento do paciente diabético, 87,5% afirmaram que o melhor horário para atendê-lo seria pela manhã e que eles deviam se alimentar normalmente antes da consulta. Em casos de consultas longas apenas 25% indicaram que deveria ser realizados intervalos para que os pacientes pudessem se alimentar. Os achados da pesquisa ressaltam que o conhecimento dos cirurgiões-dentistas das UBSF do município de Campina Grande é satisfatório, sendo esse conhecimento compatível com a necessidade de cuidados para atendimento do paciente diabético na Atenção Primária à Saúde.
Descrição: SOUSA, K. D. de. Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas da atenção primária de Campina Grande em relação ao atendimento de diabéticos. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8992
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamila Duarte de Sousa.pdfPDF - Kamila Duarte de Sousa969.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.