Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8993
Título: Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas diante do atendimento a cardiopatas graves na atenção primária
Autor(es): Oliveira, Pedro Henrique Rolim de
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Cirurgião-dentista
Atenção primária
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas que trabalham na atenção primária à saúde no município de Campina Grande-PB, frente ao atendimento de cardiopatas. Para tanto, uma amostragem por conveniência de 25 profissionais foi analisada, sob a forma de um questionário autoaplicável. A maioria dos profissionais é formada há mais de 10 anos, sendo que todos utilizaram artifícios para controle de ansiedade do paciente, principalmente a franca conversa (96%). Quanto à prevenção da endocardite infecciosa, foi demonstrada dúvida quanto aos procedimentos onde profilaxia antibiótica seria necessária em pacientes cardiopatas. Outras questões que os profissionais demonstraram despreparo dizem respeito quanto ao diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, quando 64% dos odontólogos assinalaram corretamente (pouco mais que a metade dos questionados); ao tempo de estabilidade de angina de peito (36,9%) e à quantidade de anestésicos com vasopressor à base de epinefrina segura ao paciente cardiopata (54,2%). De acordo com a análise das respostas verificasse claramente a necessidade dos profissionais se atualizarem sob alguma forma de educação permanente.
Descrição: OLIVEIRA, P. H. R. de. Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas diante do atendimento a cardiopatas graves na atenção primária. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8993
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Henrique Rolim de Oliveira.pdfPDF - Pedro Henrique Rolim de Oliveira577.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.