Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8994
Título: Osteomielite dos maxilares: Uma revisão de literatura. Aspectos clínicos, radiográficos, terapêuticos e microbiológicos
Autor(es): Silva, Antonio Lenilson Gomes da
Palavras-chave: Lesão inflamatória
Osteomielite do maxilar
Radiografia
Infecção odontogênica
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: A osteomielite é um processo inflamatório do osso e da medula óssea, podendo desenvolver nos maxilares em consequência de algumas infecções dentre ela a odontogênica. Para tanto morfologicamente falando existem várias formas de classificação dessa patologia, no entanto a mais utilizada é a divisão entre as formas aguda e crônica, onde apresentam caminhos clínicos diferentes, dependendo de sua natureza. A osteomielite crônica é classificada em cinco tipos: osteomielite supurativa crônica e aguda, osteomielite crônica focal esclerosante, crônica esclerosante difusa e osteomielite crônica com periostite proliferativa. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma revisão de literatura das osteomielites dos maxilares enfatizando o tratamento, causas clinicas, diagnósticos e microrganismos causadores da doença. Como instrumento de coleta das informações foi realizada uma pesquisa através da seleção de artigos científicos em bancos de dados, revistas cientificas e livros. A análise da literatura sugeriu que as osteomielites dos maxilares devem ser tratadas como infecções na grande maioria dos casos, sendo que quando existir histórico prévio de uso de antimicrobianos, procedimento cirúrgico ou trauma extenso, a possibilidade da participação de microrganismos da pele e da microbiota intestinal e do ambiente deve ser considerada. Concluiu-se que a osteomielite dos maxilares, nos dias atuais, está sendo mais bem entendida e tratada, devido ao acesso do paciente a procedimentos diagnósticos. Por outro lado, o desenvolvimento de microrganismos resistentes a antibióticos comumente usados, a presença de um maior número de indivíduos clinicamente comprometidos na sociedade e a falta de experiência e recursos diagnósticos por alguns clínicos ainda têm tornado difícil o controle e a prevenção dessa patologia.
Descrição: SILVA, A. L. G. da. Osteomielite dos maxilares: Uma revisão de literatura. Aspectos clínicos, radiográficos, terapêuticos e microbiológicos. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8994
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Lenilson Gomes da Silva.pdfPDF - Antônio Lenilson Gomes da Silva380.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.