Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8997
Título: Prevalência do deslocamento de disco da articulação temporomandibular em pacientes com até 30 anos
Autor(es): Almeida, Gleice Carla Marinho de
Palavras-chave: Articulação temporomandibular
Disco articular
Ressonância magnética
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: O deslocamento de disco da articulação temporomandibular (ATM) tem sido definido como uma relação anormal entre o disco articular, a cabeça da mandíbula, fossa articular e eminência articular, sendo considerada uma das mais comuns disfunções temporomandibulares, mostrando-se mais evidente em pacientes adultos jovens. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência do deslocamento de disco da ATM utilizando imagens por ressonância magnética (IRM) de pacientes com até 30 anos. Para tanto, foram selecionados 66 exames de RM da ATM, realizados durante o período de janeiro de 2009 a janeiro de 2012 numa clínica privada de Salvador. Cada exame foi avaliado quanto a prevalência da presença ou ausência de deslocamento de disco, assim como, os tipos de deslocamento em posição boca fechada: Deslocamento Anterior, Deslocamento Anterior Parcial em Bloco, Deslocamento Anterior Parcial Segmentado Medial, Deslocamento Anterior Parcial Segmentado Lateral, Deslocamento Rotacional Anterior Medial, Deslocamento Rotacional Anterior Lateral, Deslocamento Medial, Deslocamento Lateral e Deslocamento Posterior respectivamente e, em posição boca aberta avaliou-se a prevalência do deslocamento com redução parcial, deslocamento com redução, deslocamento sem redução, disco ancorado e disco aderido, a avaliação foi feita por dois radiologistas com 15 anos de experiência em exames de RM. Em caso de discordância, as imagens foram reavaliadas pelos dois examinadores e um consenso forçado foi estabelecido. Os dados foram tabelados em uma planilha Excel e a porcentagem de cada alteração foi obtida. Os resultados apontaram uma média de idade de 26 anos com a maioria do gênero feminino. O tipo de deslocamento mais prevalente para a posição boca fechada foi o deslocamento anterior, enquanto que para a posição boca aberta foi o deslocamento com redução. Conclui-se que o deslocamento anterior com redução é o tipo de deslocamento do disco da ATM mais comumente encontrado entre pacientes com idade menor ou igual a 30 anos.
Descrição: ALMEIDA, G. C. M. de. Prevalência do deslocamento de disco da articulação temporomandibular em pacientes com até 30 anos. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8997
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleice Carla Marinho de Almeida.pdfPDF - Gleice Carla Marinho de Almeida672.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.