Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8998
Título: Atividade antimicrobiana in vitro de enxaguatórios bucais sobre bactérias do biofilme dentário
Autor(es): Muniz, Kívia Gabriella Gomes
Palavras-chave: Antissépticos bucais
Higiene bucal
Bactéria
Biofilme dental
Data do documento: 2-Dez-2014
Resumo: Objetivo: Avaliar a atividade antimicrobiana de enxaguatórios bucais sobre bactérias do biofilme dentário, Streptococcus mutans (ATCC 25175); Streptococcus oralis (ATCC 10557) e Streptococcus salivarius (ATCC 7073). Materiais e métodos: Estudo experimental in vitro, sendo a amostra constituída por cinco produtos (Plax Total 12®, Oral B®, Cepacol®, Listerine® e Malvatricin), com a solução de digluconato de clorexidina 0,12% (Periogard®), utilizada como grupo controle. A atividade antimicrobiana foi avaliada mediante a técnica de difusão em meio sólido por disco-difusão. Nas Placas de Petri estéreis foram adicionados 20 ml de agar Muller Hinton, e após a solidificação do meio as suspensões dos microorganismos foram semeadas com swab estéril. Posteriormente, os discos de papel filtro foram embebidos e inseridos nas placas. As placas foram incubadas em estufa a 37ºC por 24 horas. Os halos de inibição do crescimento das cepas frente aos produtos testados foram mensurados com paquímetro manual, através do Diâmetro Médio dos Halos de Inibição do Crescimento (DMIC). O ensaio foi realizado em triplicata, os dados foram tabulados no Programa Microsoft Office Excel 2010® e analisados descritivamente. Resultados: Frente à bactéria S. oralis, o Cepacol® obteve o maior halo de inibição (18 mm) e o Malvatricin® não teve ação alguma. Sobre a S. salivarius, o Cepacol® também teve o maior halo de inibição (17,6 mm) e o Malvatricin o menor (5,4 mm). Na bactéria S. mutans o maior halo de inibição do crescimento foi do Oral B® ( 18,6 mm) e o menor foi do Malvatricin® ( 3,1 mm). Conclusão: Os enxaguatórios testados apresentaram diferentes potenciais antimicrobianos nos testes in vitro, sendo que o Cepacol® e o Oral B® maior potencial de inibição de crescimento bacteriano. O Malvatricin® apresentou baixa ação antisséptica frente às bactérias S. salivarius e S. mutans, e nenhuma atividade sobre a S. oralis.
Descrição: MUNIZ, K. G. G. Atividade antimicrobiana in vitro de enxaguatórios bucais sobre bactérias do biofilme dentário. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8998
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kívia Gabriella Gomes Muniz.pdfPDF - Kívia Gabriella Gomes Muniz375.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.