Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9001
Título: Tratamento da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono no âmbito da Odontologia
Autor(es): Silva, Tiago Pereira da
Palavras-chave: Apneia
Aparelho intrabucal
Avanço maxilomandibular
Distúrbios do sono
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é um problema clínico comum e tem como características principais a redução e cessação do fluxo de ar durante o sono. A Dessaturação de oxigênio no sangue arterial ocorre devido á ventilação diminuída. Esta Síndrome quando atinge um estágio de cronicidade, é frequentemente associada a importantes problemas sistêmicos, incluindo hipertensão, doença arterial coronariana, disritmia cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi pesquisar artigos sobre SAHOS publicados na literatura odontológica nos últimos 10 anos (2004 a 2014) e a partir deles selecionar aqueles que enfocam o uso de terapias utilizadas pelo Cirurgião Dentista no tratamento da SAHOS. Os artigos foram selecionados nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da saúde), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Pubmed. Os descritores utilizados e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa foram: apneia, aparelhos intrabucais e avanço maxilomandibular. Foram incluídos nesta pesquisa artigos em inglês e português que discorriam sobre o tratamento da SAHOS no campo da odontologia. A maioria dos estudos selecionados evidenciou êxito tanto no tratamento com aparelhos intrabucais de avanço mandibular como na terapia cirúrgica de avanço maxilomandibular.
Descrição: SILVA, T. P. da. Tratamento da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono no âmbito da Odontologia. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9001
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Pereira da Silva.pdfPDF - Tiago Pereira da Silva585.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.