Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9005
Título: Seleção de genótipos de feijão caupi sob condições hídricas: Desempenho agronômico e fisiológico
Autor(es): Silva, Duval Chagas da
Palavras-chave: Indução de tolerância
Déficit hídrico
Vignaunguiculata (L.) Walp.
Data do documento: 23-Fev-2016
Resumo: O feijão caupi é uma das culturas alimentares mais importantes das regiões Norte e Nordeste do Brasil, a diversidade local, aliada aos diferentes níveis de tecnologia usados e a ocorrência de deficit hídrico no solo, contribuem para a baixa produtividade média nacional e para a instabilidade da produção. Nesse sentido, a indução de melhorias na fisiologia e morfologia do feijão caupi torna-se uma ferramenta importante para a viabilidade do cultivo em regiões com predominância de deficiência hídrica. Para tanto, a utilização de algumas substâncias podem colaborar melhorando a eficiência de processos metabólicos ou atuando diretamente nas rotas metabólicas, resultando em adaptação às mudanças ambientais. Objetivou-se, com esse trabalho, avaliar o efeito do ácido salicílico e de diferentes potenciais hídricos induzidos por polietilenoglicol sobre a germinação e o crescimento inicial de cultivares de feijão caupi. O referido trabalho foi realizado no Laboratório de Ecofisiologia de Plantas Cultivadas (ECOLAB), localizado no Complexo Integrado de Pesquisa Três Marias, pertencente à Universidade Estadual da Paraíba,Campus I, Campina Grande – PB. O Mesmo constou de um fatorial 6 x 3 x 5, sendo 6 cultivares de feijão caupi submetidos a três condições na pré-semeadura (SE = sem embebição; AS = embebição em ácido salicílico e AD = embebição em água destilada) e cinco potenciais hídricos durante a germinação e o crescimento inicial (-1,0;-0,8; -0,6; -0,4 e 0 MPa). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 5 repetições, sendo a parcela composta por 20 sementes. Foram avaliados a porcentagem de germinação, o índice de velocidade de germinação, o crescimento e o teor de prolina livre. A germinação e o crescimento da raiz das plântulas de feijão caupi é melhorada com a embebição em ácido salicílico durante 8 horas. A BRS Itaim suporta melhor a redução do potencial hídrico com a aplicação do ácido salicílico. A embebição das sementes em solução de ácido salicílico (10-5M) pode ser utilizada na indução de tolerância ao déficit hídrico durante a germinação e crescimento inicial de feijão caupi.
Descrição: SILVA, D. C. da. Seleção de genótipos de feijão caupi sob condições hídricas: Desempenho agronômico e fisiológico. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9005
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Duval Chagas da Silva.pdfPDF - Duval Chagas da Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.