Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9008
Título: Análise dos livros de Química do PNLEM para o conteúdo de ligações químicas
Autor(es): Barbosa, Fabrícia de Lima
Palavras-chave: Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio
Ligações químicas
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: Ao longo do processo histórico o livro didático aparece no cenário da educação no Brasil com uma das principais ferramentas de apoio aos professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Em muitos casos, o material didático acaba sendo o único recurso que os alunos possuem para ter acesso ao conhecimento. Por esta razão, é necessário que o professor de Química saiba analisar o livro a partir de critérios que contribuem para eleger um bom livro didático de Química. Os critérios avaliados e divulgados pelo MEC através do PNLEM (Programa Nacional de Livro Didático do Ensino Médio) para validação, eliminação e classificação das obras, são organizados em critérios comuns e específicos para cada área. A presente pesquisa de caráter descritivo e exploratório objetivou analisar como os livros didáticos de Química aprovados pelo PNLEM 2012 apresentam o conteúdo de Ligações Químicas. Para a análise das cinco obras selecionadas pelo PNLEM 2012, utilizaram-se os critérios estabelecidos pelo trabalho de Santos (2006) que analisou as obras a partir de oito categorias: Imagens presentes (aspectos visuais); aspectos gráficos, editoriais e textuais, linguagem, atividades experimentais, aspectos históricos, aspectos sociais, contextualização do conteúdo, conteúdo químico e abordagem metodológica. Os resultados revelaram que das cinco obras analisadas, apenas uma se aproximou dos critérios estabelecidos para um ensino adequado do conteúdo de ligações químicas a partir das perspectivas descritas pelos documentos referenciais curriculares e das pesquisas acadêmicas em Ensino de Química do Brasil.
Descrição: BARBOSA, F. de L. Análise dos livros de Química do PNLEM para o conteúdo de ligações químicas. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9008
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrícia de Lima Barbosa.pdfPDF - Fabrícia de Lima Barbosa1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.