Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9016
Título: Germinação e parâmetros bioquímicos em plântulas de gergelim submetidas a estresse hídrico e a tratamento com ácido salicílico
Autor(es): Andrade, Wellerson Leite de
Palavras-chave: Sesamum indicum L.
Déficit hídrico
Fitormônios
Atenuação de estresse
Data do documento: 23-Fev-2016
Resumo: A pesquisa sobre resposta germinativa de sementes de gergelim submetidas à condição de estresses artificiais é uma ferramenta importante no entendimento da capacidade de sobrevivência e adaptação das culturas sob condições estressantes, podendo contribuir para o desenvolvimento de estratégias de manejo desta cultura. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o ácido salicílico como atenuador de estresse hídrico, induzido por polietinolglicol (PEG 6000) na germinação e no crescimento inicial de genótipos de gergelim. Para tanto, ensaios foram conduzidos e desenvolvidos em laboratório para avaliar diferentes potenciais hídricos do substrato (0,0; -0,2; -0,4; -0,6 e -0,8 MPa) e três tratamentos de sementes (pré-embebição em água destilada; em ácido salicílico e sem pré-embebição) em seis genótipos de gergelim (BRS Seda, CNPA-G2, CNPA-G3, CNPA-G4, LAG-Branquinha e LAG-Pretinha). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições e 50 sementes por repetição. Avaliou-se o percentual de germinação (%), o índice de velocidade de germinação e variaveis bioquímicas (atividade das enzimas catalase - CAT e superóxido dismutase – SOD). Os maiores índices de germinação foram obtidos nas sementes pré-embebidas em água destilada ou ácido salicílico, com redução da germinação nos menores potenciais osmóticos. A concentração de 10 -5 M de ácido salicílico auxiliou na tolerância ao estresse hídrico durante a germinação, sobretudo na linhagem LAG-Branquinha e no CNPA-G4. O ácido salicílico atuou de forma positiva para o aumento das atividades enzimáticas na maioria dos genótipos, principalmente no ‘CNPA-G2’ paras enzimas CAT e SOD e no ‘BRS Seda’ para enzima CAT, sobretudo nos potenciais mais baixos.
Descrição: ANDRADE, W. L. de. Germinação e parâmetros bioquímicos em plântulas de gergelim submetidas a estresse hídrico e a tratamento com ácido salicílico. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9016
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellerson Leite de Andrade.pdfPDF - Wellerson Leite de Andrade1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.