Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9018
Título: Contextualização do cuidado de Enfermagem humanizado ao processo de parto: Revisão Integrativa da literatura
Autor(es): Lima, Tereza Natália Bezerra de
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Enfermagem
Saúde da mulher
Parto humanizado
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: O cuidado integral encontra-se em todas ações de enfermagem, no processo de parto deve-se ter um olhar mais humanizado, valorizando os desejos e medos da mulher-mãe. A equipe de enfermagem deve realizar um cuidado que transcenda os procedimentos técnicos e construir um cuidado humanizado. Esse estudo tem como objetivo fazer um levantamento da produção cientifica brasileira sobre a percepção da equipe de enfermagem sobre o cuidado humanizado no processo de parto. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, construída com a amostra de 44 estudos localizados na BVS e SciELO, foram delimitados para análise 06 estudos, os quais encontravam-se na integra e respondiam aos protocolos desse estudo, e com o foco na perspectiva do profissional de enfermagem no cuidado humanizado durante processo de parto. A abordagem dos estudos foram todos qualitativos, com foco na equipe de enfermagem. Compreendeu-se que nos estudos analisados, apesar das políticas e programas são insuficientes para garantir a humanização no atendimento e estão distantes da realidade do serviço de saúde. O profissionais de enfermagem precisam olhar a mulher-mãe como um sujeito social, respeitando suas vontades e direitos, deixando de vê-la como objeto de estudo e transformando-a em um ser humano integral. Assim, introduzir um modelo humanizado no processo de parto na realidade dos serviços de saúde é um grande desafio, pois acarreta significativas mudanças na pratica assistencial e também uma redefinição sobre o papel do profissional no momento de prestar assistência.
Descrição: LIMA, T. N. B. de. Contextualização do cuidado de Enfermagem humanizado ao processo de parto: Revisão Integrativa da literatura. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9018
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tereza Natália Bezerra de Lima.pdfPDF - Tereza Natália Bezerra de Lima482.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.