Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9019
Título: Revisão integrativa: Assistência do enfermeiro às mulheres mastectomizadas
Autor(es): Alcântara, Brunna Rafaella Coura de
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Mastectomia
Neoplasias mamárias
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: O câncer representa um grave problema de saúde pública que afeta a população mundial como um todo, estimado como um problema que trás à sociedade agravante indesejável. Em virtude da problemática abordada, objetivou-se descrever a assistência de Enfermagem às mulheres mastectomizadas. Metodologia: Trata-se de uma revisão de integrativa sobre a assistência de enfermagem às mulheres mastectomizadas, abordando trabalhos publicados no período de 2009 a 2014. É um método de pesquisa que permite reunir e sintetizar as evidências disponíveis sobre o tema investigado. A amostra contou com artigos indexados em periódicos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), encontrou-se um total de 405 artigos, como segundo passo, foram selecionados 11 deles, dos quais apenas 04 atenderam aos critérios de inclusão. Resultados e discussão: Segundo os autores utilizados, seus estudos apontaram para a necessidade da assistência integral à mulher mastectomizada, para amenizar as dificuldades sofridas e fortalecê-la para o seu enfrentamento de maneira menos traumática, destacaram ainda a necessidade de desenvolver uma assistência de enfermagem humanizada e diversificada. Conclusão: Para as mulheres, o câncer de mama mostra-se mutilador, fazendo surgir várias dúvidas e medos. Por isto, o Enfermeiro deve manter um cuidado integral a cliente mastectomizada, visto que esse momento acarreta vários sentimentos e dúvidas.
Descrição: ALCÂNTARA, B. R. C. de. Revisão integrativa: Assistência do enfermeiro às mulheres mastectomizadas. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9019
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brunna Raffaella Coura de Alcântara.pdfPDF - Brunna Raffaella Coura de Alcântara435.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.