Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9022
Título: Diagnósticos de Enfermagem relacionados a feridas em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto
Autor(es): Sobral, Cláudia Marcelina Barbosa
Palavras-chave: Assistência de Enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva
Diagnóstico de Enfermagem
Tratamento de feridas
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um departamento hospitalar responsável por prestar atendimento a pacientes graves ou de risco, potencialmente recuperáveis. Além do conhecimento científico e da habilidade técnica, os enfermeiros dessa unidade necessitam buscar conhecimentos para realizar intervenções. A utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no tratamento de feridas é fundamental para uma assistência individualizada e adequada. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa cujo objetivo foi identificar os principais diagnósticos de enfermagem mais frequentes relacionados a feridas numa UTI geral de um hospital público, referência em traumatologia, de Campina Grande – PB. A amostra foi constituída por 30 pacientes internados na UTI em questão, utilizando a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) e como resultado obteve-se 12 diagnósticos de enfermagem mais frequentes relacionado a feridas: Risco de infecção (17,64%), Mobilidade no leito prejudicada (13,72%), Integridade da pele prejudicada (12,41%), Integridade tissular prejudicada (8,49%), Risco de integridade da pele prejudicada (6,65%), Desobstrução ineficaz de vias aéreas (5,88%), Mobilidade física prejudicada (3,93%), Risco de glicemia instável (3,26%), Perfusão tissular periférica ineficaz (3,61%), Risco de desequilíbrio eletrolítico (2,61%), Motilidade gastrintestinal disfuncional (2,61%) e Risco de constipação (2,61%). Tais diagnósticos efetivamente construídos, poderão ser instrumentos que subsidiarão à Equipe de Enfermagem da UTI pesquisada, no cuidado e, em especial ao Enfermeiro, inserido nesta complexidade de assistência.
Descrição: SOBRAL, C. M. B. Diagnósticos de Enfermagem relacionados a feridas em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9022
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Marcelina Barbosa Sobral.pdfPDF - Cláudia Marcelina Barbosa Sobral724.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.