Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9023
Título: Fatores de risco associados à hipertensão arterial em idosos com plegia por acidente vascular encefálico
Autor(es): Alves, Alex do Nascimento
Palavras-chave: Saúde do idoso
Hipertensão arterial
Acidente vascular cerebral
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: Objetivou-se investigar os fatores de risco associados à hipertensão arterial sistêmica (HAS), em idosos com plegias por acidente vascular encefálico. Estudo transversal, quantitativo, realizado em 2014, nos domicílios adstritos às Unidades de Saúde da Família (USF’s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Campina Grande/PB, Brasil. Participaram do estudo 100 sujeitos, recrutados pela amostragem probabilística por conglomerado. Para coleta de dados, foram utilizados dois formulários - Formulário I, do tipo check list, destinado a investigação das variáveis demográficas e Formulário II, composto por questões referentes às variáveis dos fatores de risco para HAS. Os dados coletados foram implantados em um banco de dados eletrônico e analisados por meio do programa SPSS. Os resultados indicam que há predominância de idosos em uma faixa-etária elevada (n=75,1±9,7), com escolaridade reduzida (n=3±3,9), levando-se em consideração os anos de estudo, e alta taxa de analfabetismo (38%). Constatou-se circunferência abdominal alterada em 73% dos sujeitos. Os achados de pressão arterial denotam predomínio de dados preocupantes, uma vez que 71% dos sujeitos apresentaram alterações dos níveis pressóricos. Verificou-se associação entre a HAS e a raça (p=0,031) e entre HAS e histórico de HAS (p=0,009). Conclui-se que as condições que envolvem idosos com plegias por AVE, não raro, desempenham papel fundamental no desenvolvimento de fatores de risco para HAS.
Descrição: ALVES, A. do N. Fatores de risco associados à hipertensão arterial em idosos com plegia por acidente vascular encefálico. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9023
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex do Nascimento Alves.pdfPDF - Alex do Nascimento Alves1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.