Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9025
Título: As atribuições do enfermeiro no cuidado com mulheres com câncer de mama
Autor(es): Santos, Áurea Thayna Maia Pinto
Palavras-chave: Neoplasia mamária
Cuidados de Enfermagem
Saúde da família
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre mulheres. O diagnóstico desta neoplasia tem um efeito importante na vida da mulher. Esta pesquisa objetivou investigar as atribuições dos enfermeiros no cuidado as mulheres diagnosticada com câncer de mama. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 03 enfermeiras da atenção básica, que tinham mulheres com câncer de mama cadastradas nas unidades básicas. Os dados foram agrupados por semelhanças nas respostas de modo a favorecer uma categorização temática, conforme proposto por Bardin (2006), e organizados no sentido de responder os questionamentos propostos na presente investigação. Após essa etapa, foram analisados à luz da literatura pertinente à temática. Os resultados apontam a dificuldade de acesso entre os níveis de atenção à saúde, especialmente na oferta de serviços e, para a descontinuidade na comunicação entre a referência e contrarreferência. Conclui- se que os resultados apresentam atribuições do enfermeiro no cuidado com pacientes com câncer de mama, estando estes restritos a algumas ações de detecção precoce do câncer de mama, devendo, ainda, haver uma reorganização dos serviços de saúde para o atendimento integral à saúde da mulher.
Descrição: SANTOS, Á. T. M. P. As atribuições do enfermeiro no cuidado com mulheres com câncer de mama. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9025
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Áurea Thayna Maia Pinto Santos.pdfPDF - Áurea Thayna Maia Pinto Santos300.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.