Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9026
Título: Atuação de enfermagem na prevenção e controle da hipertensão arterial: Experiências vivenciadas no Programa Laboratório Itinerante
Autor(es): Neves, Glaucilene Verônica
Palavras-chave: Educação em saúde
Enfermagem
Promoção a saúde
Hipertensão arterial
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: INTRODUÇÃO: A Extensão Universitária tem por objetivo proporcionar ações que contribuam para uma transformação da Universidade como também de outros setores da sociedade. Dentro desse contexto da extensão universitária está o Programa Laboratório Itinerante (LABIT) que surgiu por volta de 1998 com a intensão de proporcionar atendimento a uma demanda populacional em torno da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), oferecendo serviços de saúde e cidadania focando nas áreas de prevenção e promoção para uma melhor qualidade de vida. OBJETIVOS: Este trabalho tem por objetivo descrever a experiência vivida como voluntária do LABIT, atuando na promoção e prevenção da saúde dos pacientes portadores de Hipertensão Arterial, descrever como se deu o atendimento ao cliente e evidenciar a importância das ações para os usuários do serviço bem como para os alunos participantes. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência com enfoque qualitativo fundamentado nas atividades desenvolvidas pelo discente através do LABIT durante o período de 2012 a 2014, no projeto Prevenção e controle da Hipertensão Arterial: Ações Extensionistas voltadas para a população atendida nas atividades do Laboratório Itinerante- LABIT. RESULTADOS: As ações desenvolvidas contribuíram para o crescimento profissional dos discentes de forma expressiva, conduzindo a uma visão ampliada daquela aprendida na sala de aula, dando a oportunidade de treinar as habilidades técnicas e compreender a própria responsabilidade profissional e social quanto ao processo saúdedoença. Evidenciou-se a grande relevância do programa para o aluno de enfermagem, pois as experiências proporcionaram conhecimentos adicionais, através do contato com a população e pôde-se desenvolver um trabalho efetivo que contribuiu demasiadamente para o crescimento profissional. CONCLUSÃO: Fica assim, o sentimento de dever cumprido por ter atuado de forma digna buscando em cada atendimento o melhor aproveitamento das experiências e também pela certeza de ter feito algo concreto e efetivo que pôde contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.
Descrição: NEVES, G. V. Atuação de enfermagem na prevenção e controle da hipertensão arterial: experiências vivenciadas no programa laboratório itinerante. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9026
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glaucilene Verônica Neves.pdfPDF - Glaucilene Verônica Neves461.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.