Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9034
Título: Memória, imagem e arquivística na cidade de João Pessoa - PB: o bairro de Tambaú
Autor(es): Souza, Robson Jorge Lucena de
Palavras-chave: Bairro de Tambaú
Documentos Fotográficos
Memória
Praia
Arquivística
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Na contemporaneidade, o universo imagético vem ocupando lugar de evidência na sociedade moderna, justamente por ser, reconhecidamente, um dos cruciais recursos cognitivos. E com o surgimento da Internet e difusão dos meios de comunicação global, vem conquistando ainda mais uma importância significante. O objeto destacado neste trabalho é a imagem. Os acervos fotográficos em questão são referentes ao bairro de Tambaú, um dos principais bairros de João Pessoa-PB, caracterizado pelo turismo local. A coleta de dados aconteceu em acervos fotográficos: Instituto Brasileiro e Geográfico do Brasil (IBGE), Humberto Nóbrega, Walfredo Rodriguez e o Tropical Hotel Tambaú. Trata-se de uma pesquisa empírica e também de caráter documental, respaldada pela abordagem qualitativa, fundada na pesquisa do tipo exploratória e posteriormente, adentrou-se sobre a pesquisa descritiva. Neste aspecto, o trabalho em tela tem o objetivo de entender a constituição da memória do bairro de Tambaú em João Pessoa, tendo como base a análise arquivística dos acervos iconográficos. Destacou-se a questão de como os acervos imagéticos são vistos pela Arquivística dentro dos ambientes dos arquivos e da sua interpretação. Os arquivos são um recanto de memória, ou seja, eles adquirem um status social e cultural. Dessa forma, analisaram-se os acervos dentro do contexto de “lugares de memória”. Constatou-se que as imagens fotográficas são capazes de narrar os acontecimentos do passado e manter viva a memória, isto é, é indispensável resguardar essa memória fotográfica que tem a capacidade de arquitetar identidades culturais. É neste sentido, que se faz importante preservar esses documentos fotográficos, pois as imagens fazem parte da memória social.
Descrição: SOUZA, R. J. L. de. Memória, imagem e arquivística na cidade de João Pessoa - PB: o bairro de Tambaú. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9034
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Jorge Lucena de Souza.pdfRobson Jorge Lucena de Souza1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.