Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9049
Título: Entre rascunhos, anotações e escrituras: o arquivo privado pessoal de José Simeão Leal
Autor(es): Santana, Renata Lopes de
Palavras-chave: Arquivo pessoal
Cultura popular
José Simeão Leal
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o caráter Etnoantropológico no Arquivo Privado Pessoal de José Simeão Leal referente à cultura popular paraibana. A proposta da pesquisa surgiu a partir de verificarmos os diferentes exercícios de memória efetuados pelo intelectual José Simeão Leal, através de suas anotações de campo, manuscritos e testemunhos na observância da cultura popular, sobretudo as expressões culturais: cantigas de roda, congos, danças, religiões de matriz africanas, adivinhações, nau catarineta e brincadeiras. Assim, percebemos a necessidade de analisar os estudos etnoanotropológicos como fonte de informação para a Arquivologia e, especialmente, para a memória cultural da Paraíba. O estudo fundamenta-se nas fontes que apresentam o contexto de surgimento dos arquivos privados pessoais e a função social da cultura popular como difusora dos saberes e fazeres dos atores sociais de uma comunidade, assim utiliza-se: Cunha (2004), Terry Cook (1998) e Stuart Hall (2002). Desse modo, usando uma metodologia da área da descrição documental (partindo do geral para o particular) que chamamos de multinível, da descrição de aproximadamente 4.030 (quatro mil e trinta) documentos que encontramos em quatros caixas arquivo, até mais especificamente os registros datilografados e desenhados pelo referido pesquisador sobre o ritual “Catimbó”, “Materiais para fazer o marido voltar para casa” o “Boi Tungão” e brincadeiras infantis como “Corneta para Crianças”. Conclui-se que o exame desse acervo permite constatar a intenção de José Simeão Leal, em querer manter viva a memória das tradições populares, por meio de sua convivência com o povo e suas expressões, enquanto interprete e apreciador da cultura popular paraibana.
Descrição: SANTANA, R. L. de. Entre rascunhos, anotações e escrituras: o arquivo privado pessoal de José Simeão Leal. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9049
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Lopes de Santana.pdfRenata Lopes de Santana1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.