Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/905
Título: Promovendo saúde e prevenindo doenças com imunização no cenário de prática da clínica-escola de enfermagem
Autor(es): Freitas, Emmanuela Maria Nunes
Palavras-chave: Promoção da saúde
Vacinação
Programa Nacional de Imunização - PNI
Imunização de doenças
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: A vacinação como método de prevenção primária é de grande valor para promoção e manutenção da saúde. Trata-se de relatório de projeto de extensão do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e relata as ações extensionistas desenvolvidas através da estratégia de vacinação extra-muro realizadas nos Centros de Ensino (Centro de Ciências Tecnológicas – CCT, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, Centro de Educação - CEDUC I e II e Centro de Ciências Jurídicas - CCJ) do Campus I da UEPB em Campina Grande. Com objetivo de ampliar ações de imunização da Clínica Escola de Enfermagem para cobertura vacinal da comunidade universitária (professores, estudantes e funcionários) do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, especificamente, promover ações educativas sobre a importância do Programa Nacional de Imunização (PNI) no controle/eliminação/erradicação das doenças imunopreviníveis e realizar ação programática de imunização extra-muro para cobertura vacinal do calendário do adulto e populações de risco. Foram realizadas 13 ações de vacinação extra-muro com administração das vacinas: dT (contra difteria e tétano); tríplice viral(contra sarampo, rubéola e caxumba); hepatite B (contra hepatite B). Entretanto, durante cinco das 13 ações realizadas foram administrada a vacina da influenza A (H1N1). Durante a execução das atividades foram vacinados o quantitativo da demanda de 587 indivíduos da clientela alvo, dessas, 72 (12,26%) pessoas do CCSA, 306 (52,13%) pessoas do CEDUC (I e II), 104 (17,72%) pessoas do CCJ, 22 (3,75%) pessoas do CCT e 83 (14,14%) pessoas foram imunizadas durante o evento da 5ª Semana de Extensão. Todavia, quanto à dosagem por tipo de imunobiológico administrado, foram administradas 587 doses de vacinas distribuídas em: 180 doses (31%) de vacinas contra difteria e tétano (dT), 76 (13%) doses de vacina contra hepatite B, 62 (10%) doses contra sarampo, caxumba e rubéola e 269 (46%) vacinas contra a gripe H1N1. Acreditamos que essa iniciativa de promoção à saúde e prevenção de doenças no espaço universitário contribuiu para minimizar os riscos e agravos à saúde das doenças imunopreviníveis, na realidade local.
Descrição: FREITAS, E. M. N. Promovendo saúde e prevenindo doenças com imunização no cenário de prática da clínica-escola de enfermagem. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/905
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuela Maria Nunes Freitas 1.pdfPDF - Emmanuela Maria Nunes Freitas Parte 12.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Emmanuela Maria Nunes Freitas 2.pdfPDF - Emmanuela Maria Nunes Freitas Parte 21.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Emmanuela Maria Nunes Freitas 3.pdfPDF - Emmanuela Maria Nunes Freitas Parte 31.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.