Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9056
Título: Macrófitas aquáticas do Balneário das Águas Minerais – Santa Rita, PB
Autor(es): Lacet, Julia Brito
Palavras-chave: Plantas Aquáticas
Frequência
Riqueza
Estrutura
Composição
Data do documento: 15-Jul-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho foi buscar a compreensão da composição e estrutura da comunidade de macrófitas aquáticas do Balneário das Águas Minerais, Santa Rita – PB. Para tal foram analisadas margens opostas (B1 e B2), entre outubro de 2011 a outubro de 2012, em coletas bimensais. Os dados abióticos foram coletados através de amostras de água e da obtenção dos dados climatológicos do INMET. Os dados bióticos definidos foram riqueza, frequência de ocorrência, frequência relativa, diversidade e equitabilidade. Foram encontradas 27 espécies, distribuídas em 22 gêneros, pertencentes a 18 famílias, sendo a mais representativa Cyperaceae. Os bancos foram semelhantes em termos de riqueza e distintos quanto às espécies exclusivas. Os dois bancos apresentaram mais táxons muito frequentes que raros. Em B1, Salvinia auriculata Aubl., Eleocharis cf. elongata Chapm., Eleocharis interstincta (Vahl) Roem. & Schult., Eleocharis mínima Kunth, Oxycaryum cubense (Poepp. & Kunth) Lye, Vigna sp. e Aeschynomene SP. tiveram freqüência relativa superior a 40,00%. Em B2, S. auriculata, Cabomba aquatica Aubl.,, Eichhornia crassipes (Mart.) Solms, E. interstincta e O. cubense. foram as mais importantes numericamente. De modo geral, os bancos foram diferentes, sendo as espécies mais importantes para cada um, portadoras de grande potencial de colonização e de infestação. Entretanto, a estrutura geral da comunidade não apresentou um cenário negativo para o ecossistema, mostrando que as espécies “daninhas” estão conseguindo cumprir um dos seus importantes papéis ecológicos, relacionados ao aprisionamento de nutrientes, favorecendo a manutenção de condições mesotróficas no ecossistema.
Descrição: LACET, J. B. Macrófitas aquáticas do Balneário das Águas Minerais – Santa Rita, PB. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9056
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julia Brito Lacet.pdfJulia Brito Lacet1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.