Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9059
Título: Indisciplina no ambiente escolar: uma questão social
Autor(es): Brito, Maria Tábata Larissa Alexandre de
Palavras-chave: Violência escolar
Indisciplina escolar
Problemática social na escola
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: A sociedade no geral tem o conceito funcional do ambiente bibliotecário como sendo unidades fundamentais na construção do conhecimento, responsáveis por resguardar a produção intelectual ao longo de muitas gerações. Em uma configuração contrária a essa concepção, esse estudo buscou rever as práticas educativas tradicionais direcionadas a mecanicidade e sistematização do ensino, objetivando avaliar a contribuição do espaço bibliotecário no processo ensino-aprendizagem, uma vez que as bibliotecas escolares podem ser também um ambiente promotor de atividades culturais, que possibilitem a interação da escola, dos professores e dos alunos, bem como da participação da comunidade em geral. O presente trabalho foi realizado na E.E.E.F. CAIC Dr. Romero Abdon Queiroz da Nóbrega, localizada no Parque Residencial São Sebastião S/N, Bairro Frei Damião, no município de Patos-PB. O público abordado consistira nos alunos matriculados na referida Escola no Ensino Fundamental II. Ficando o projeto dividido em três momentos, primeiramente com levantamento bibliográfico e reunião para estabelecer diretrizes; em seguida realização de Rodas de Leitura e Oficinas de Produção Literária e por fim, avaliação conjunta dos objetivos alcançados e funcionalidade do projeto. Ao ter o primeiro contato direcionado com a biblioteca e com os livros o resultado foi bem significativo uma vez que após serem instigados nas Rodas de Leitura e desafiados nas Oficinas de Produção Literária a expressarem sua própria concepção das obras, os alunos apresentaram bastante interesse pelo universo da biblioteca e atividades construtivas.
Descrição: BRITO, Maria Tábata Larissa Alexandre de. Indisciplina no ambiente escolar: uma questão social. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9059
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA TÁBATA LARISSA ALEXANDRE DE BRITO.pdf361.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.