Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9066
Título: O superior tribunal da moda: o discurso midiático/publicitário de apelo ao consumo na formação de identidades
Autor(es): Fênix, Darília Maria Costa Oliveira
Palavras-chave: Discurso midiático
Publicidade
Moda
Linguagem publicitária
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O trabalho em pauta tem como objeto de análise e discussão o discurso midiático/publicitário produzido no Programa Esquadrão da Moda, no que se refere ao apelo ao consumo e à formação de identidades segundo os padrões de beleza contemporâneos. Sob a ótica da Análise do Discurso, objetiva-se, num primeiro momento, investigar como se revela a ideologia capitalista nos discursos sobre moda e aparência feminina, bem como interpretar e avaliar, respectivamente, as estratégias discursivas e implicações de tal dominação na formação identitária dos sujeitos. Num segundo momento desta pesquisa, relata-se a aplicação da presente temática e demais reflexões na esfera escolar, a considerar a sua relevância para desconstrução dos ideais impostos e formação de um alunado crítico, observador e agente na construção do seu próprio ―eu‖. Com base nos estudos de Fairclough (2001), Gregolin (2007), Bauman (2008) e Lipovetsky (2007), fundamenta-se a relação intrínseca entre as práticas discursivas, consumo, moda e identidade; e, especificamente no víeis da educação, tem como suporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2008), referente à área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para fins de conclusão, a pesquisa reitera a necessidade/importância de se formar sujeitos crítico-reflexivos, a partir de temas transversais imensuravelmente relevantes para a sua formação identitária, potencialização do seu conhecimento sobre o mundo ideológico implícito no discurso e, principalmente, sobre si mesmo.
Descrição: FÊNIX, Darília Mmaria Costa Oliveira. O Superior Tribunal da Moda: o discurso midiático/publicitário de apelo ao consumo na formação de identidades. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9066
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - DARÍLIA MARIA COSTA OLIVEIRA FÊNIX.pdf3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.