Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9068
Título: Cartografia e os saberes geográficos
Autor(es): Andrade, José Humberto Barbosa de
Palavras-chave: Cartografia
Ensino de Geografia
Ensino de qualidade
Data do documento: 16-Dez-2014
Resumo: Este estudo surgiu da relevância do tema “Cartografia e os Saberes Geográficos” e de inquietações sentidas pelo pesquisador quanto à reação dos alunos frente a essa temática no processo de ensino e aprendizagem, haja vista, pensar o ensino da Geografia faz-se necessário refletir sobre as inúmeras possibilidades que podem ser trabalhadas nesse processo, uma vez que, a Cartografia assume posição central, considerando que se configura como significativo instrumento para a representação e análise do espaço geográfico. Nessa compreensão, definiu-se como objetivo geral, estimular a percepção Cartográfica no ensino de Geografia no que se refere ensinar letrando e,como objetivos específicos, identificar até que ponto o livro didático utilizado pelo professor tem favorecido o Ensino Cartográfico e verificar como os alunos sentem-se diante do Ensino Cartográfico. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa no seu tratamento metodológico, utilizando-se como instrumentos para a coleta dos dados, roteiros de entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram 02 (dois), professores de Geografia e uma amostragem de 10 (dez) alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental da E.E.E.F José Pinheiro, em Campina Grande/PB. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a Cartografia ainda não alcançou a sua devida importância no Ensino de Geografia. Este fato talvez esteja associado à formação insatisfatória dos professores que, associada à ausência de formação continuada e material didático atualizado, resulta em uma prática mecânica e superficial. Daí, o processo de ensino e aprendizagem referente aos saberes cartográficos não é satisfatório, já que os alunos apresentam dificuldades para ler e interpretar mapas. Todavia, é notável uma significativa aceitação aos princípios cartográficos pelos mesmos, quando as novas tecnologias, a exemplo do uso do GPS, já fazer parte do cotidiano deles e por assim ser, criando-se a necessidade de rompimento com práticas de ensino superficiais em nome de um ensino que contemple planejamentos das atividades e a escolha de metodologias que contribuam para que se efetive um ensino de qualidade.
Descrição: ANDRADE, José Humberto Barbosa de. Cartografia e os saberes geográficos. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9068
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ HUMBERTO BARBOSA DE ANDRADE.pdf807.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.