Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9072
Título: A prática docente do professor de Inglês mediante a competência do uso das novas tecnologias
Autor(es): Santos, José Amir Romão dos
Palavras-chave: Novas Tecnologias na Educação
Competência docente
Língua inglesa
Data do documento: 6-Dez-2015
Resumo: Diante do avanço tecnológico e da era digital, faz-se necessário o uso das novas tecnologias nas escolas, tendo em vista que estas instituições de ensino não podem manter-se desatualizadas, de forma que não possam oferecer uma prática de ensino contextualizada para o aluno. Nesse sentido, objetivamos, através deste trabalho, investigar se o professor de língua inglesa de escola pública possui a competência, indicada por Perrenoud, para fazer uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) em sua sala de aula. Para isso, nossa fundamentação teórica tem como base epistemológica: Perrenoud (2000); Almeida Filho (2009) sobre competências para o ensino; os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) (PCNs), Moran, (2004), Braga (2011), Serafim e Sousa (2011), entre outros acerca das NTICs; Lima (2001), Castells (2006), Audino (2011) e Souza (2013) e no que tange a síntese histórica das NTICs no mundo, e por fim, teorizando sobre nativos e imigrantes digitais, ancoramo-nos em Prensky (2001), Lemos (2009) e Moura (2010). Numa abordagem metodológica qualitativo-interpretativista, nossa pesquisa compreende um estudo de caso e tem como instrumentos de coleta de dados alguns planos de aula e a aplicação de um questionário com alunos do ensino médio de escola pública e participantes do projeto “Inclusão Social na Escola” que possibilita conceber o nosso corpus de pesquisa. Ao final de nossa pesquisa concluímos que o professor de língua inglesa possui a competência para o uso das novas tecnologias em sala de aula, tendo em vista que ele as considera importante na prática de ensino do profissional docente e faz isso de forma competente.
Descrição: SANTOS, José Amir Romão dos. A prática docente do professor de inglês mediante a competência do uso das novas tecnologias. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9072
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ AMIR ROMÃO DOS SANTOS.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.