Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9084
Título: Cultura e diversidade: a relação entre o sagrado e o profano na Festa de Reis no Município de Queimadas-PB
Autor(es): Freire, Gracilete Guilherme
Palavras-chave: Cultura
História
Sagrado
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este estudo apresenta algumas questões teóricas e práticas relacionadas à instauração do sagrado e do profano na Festa de Reis da Cidade de Queimadas – PB. Sabendo que na antiguidade a vida dos indivíduos era definida pela religiosidade, todas as ações eram conceituadas a partir da revelação divina tida como verdadeira. Já o profano entra na dimensão do pecado de tudo que se afasta de Deus. Com as mudanças históricas e sociais, tais concepções foram sendo alteradas e as significações sobre os espaços também foram se modificando. Um dos objetivos deste trabalho é Analisar histórico e culturalmente o processo de formação da Festa de Reis em Queimadas na sua dimensão entre sagrado e profano. Diante disto, este trabalho se propôs a responder a seguinte questão: Que fatores históricos contribuíram para a criação da Festa de Reis no município de Queimadas – PB? Tendo como objetivo compreender os fatores históricos que contribuíram para a criação da festa e analisar histórica e culturalmente o processo de formação da Festa de Reis em Queimadas na sua dimensão entre sagrado e profano. Como recurso metodológico, desenvolvemos, através de uma pesquisa qualitativa, entrevistas com indivíduos mais antigos e alguns representantes sociais importantes que conhecem a história do surgimento da Festa de Reis como a figura do padre. Além das entrevistas, foram analisados alguns documentos sobre a historiografia da festa e da cidade. Concluímos a partir desta análise que a festa surgiu como um festejo tanto cultural como religioso, tendo na igreja a discussão do sagrado e na festa o que poderíamos chamar de evento cultural. Dessa maneira, o espaço da festa ficou conhecido como um espaço da dualidade que se completa entre o sagrado e o profano na Cidade de Queimadas – PB. Estudar um tema como este é importante por aglutinar memória e história, de uma época e de uma sociedade que até hoje influencia nosso comportamento.
Descrição: FREIRE, Gracilete Guilherme. Cultura e diversidade: a relação entre o sagrado e o profano na Festa de Reis no município de Queimadas-PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9084
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GRACILETE GUILHERME FREIRE.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.