Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Fernanda Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-11T22:37:53Z | - |
dc.date.available | 2016-03-11T22:37:53Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9087 | - |
dc.description | FARIAS, F. M. A importância das aulas práticas no Ensino de Química em nível médio na Cidade de Paulista - PB. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, a valorização da experimentação nas escolas de nível médio vem aumentado, mas esse índice ainda não é tão bom, diante das renovações que a educação vem sofrendo, até então, são adotados pela maioria dos professores um ensino tradicional, sem métodos que possam diversificá-lo. Portanto, nesse sentido busca-se uma metodologia diferenciada que envolva as atividades experimentais apresentando aos discentes a importância de realizá-las dentro de um laboratório químico. Sendo assim, esta pesquisa tem como finalidade mostrar como estão sendo expostas as aulas de Química nas turmas dos 3ºs (terceiros) anos dos turnos matutino e vespertino da Escola E.E.F.M. Francisco de Sá Cavalcante, sendo a única instituição a oferecer ensino médio, na cidade de Paulista-PB. A problematização deste trabalho se dá ao fato, do município não possuir nenhum tipo de laboratório, e procura-se discutir perpassando algumas concepções que o docente possui a respeito do tema. Foi possível conhecer os autores da área que debatiam esse processo de instrução. O estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico, pesquisa-ação e de campo com abordagens quantiqualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados dois questionários com perguntas objetivas e subjetivas, a fim de obter a opinião do educador e dos discentes a respeito da importância das aulas práticas dentro da sala de aula. Os resultados indicam que instituição mesmo não possuindo uma infraestrutura adequada, sem a presença de laboratórios e de profissionais capacitados, as atividades práticas poderiam ser ministradas dentro da sala de aula com materiais de baixo custo. Assim, desfazendo a ideia que os alunos possuem de que a Química é uma disciplina que apresenta só equações e teorias, e desse modo, aumentando o interesse pela disciplina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraia Carvalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas de Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | A importância das aulas práticas no Ensino de Química em nível médio na Cidade de Paulista - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Monteiro de Farias.pdf | 7.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.