Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Geisa Maria de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-11T22:38:51Z | - |
dc.date.available | 2016-03-11T22:38:51Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9089 | - |
dc.description | SILVA, G. M. S. Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6 º ano do Ensino Fundamental. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A matemática enfrenta inúmeras problemáticas que envolvem o seu ensino e as dificuldades encontradas pelos alunos são grandes e pedem por mudanças na forma de construir conhecimento matemático. O objetivo para este trabalho é analisar a percepção dos alunos sobre a utilização de jogos matemáticos em sala de aula como ferramenta auxiliar da aprendizagem. Como objetivos específicos foram selecionados para este estudo: Compreender a dinâmica de sala de aula a partir da aplicação de uma atividade com jogos matemáticos; a analisar a partir dos dados coletados e da aplicação de um jogo matemático o contexto da sala de aula na percepção dos alunos. A presente pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica, de campo com a aplicação de questionário autoaplicáveis a uma turma de alunos do sexto (6º) ano do Ensino Fundamental e de uma atividade com jogos matemáticos. É uma pesquisa quantitativa com análise de dados qualitativa quanto a forma de abordagem. A pesquisa ocorreu numa escola pública municipal de uma cidade do sertão da Paraíba. A pesquisa revelou que 76% dos alunos gostam de matemática e 81% sentem dificuldade em aprender a disciplina. 95% deles acreditam que aprenderiam mais com a utilização de jogos em sala de aula. Outro ponto importante a considerar é que na aplicação do jogo em sala de aula ficou evidente que há uma distância entre o conteúdo ministrado e uma aprendizagem efetiva pelos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nádia Farias dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Utilização de jogos como Metodologia de Ensino da Matemática: um estudo da realidade de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Geisa Maria de Souza Silva.pdf | 5.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.