Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Candeia, Hallison Ramon Furtado Leite | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-11T22:39:40Z | - |
dc.date.available | 2016-03-11T22:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 540 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9090 | - |
dc.description | CANDEIA, H. R. F. L. Uma abordagem sistemática: analisando elementos da tabela periódica no dia a dia. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz uma abordagem sobre a contextualização, os métodos no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Química e as dificuldades enfrentadas pelos alunos em identificar e associar os elementos da tabela periódica no seu cotidiano. Sabe-se que o ensino de Química no ensino Médio deve proporcionar o entendimento dos fenômenos e transformações químicas, a fim de que os educandos possam intervir na sociedade como agentes transformadores de forma consciente e através de um pensamento crítico. Neste contexto o objetivo desta pesquisa é estudar uma forma de transmitir os conhecimentos químicos de maneira que os alunos a reconheçam no seu cotidiano e assim sejam motivados a fazer parte dessa construção do conhecimento na sala de aula e na vida. O estudo para realização deste teve como base as pesquisas bibliográficas e de campo com uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando para coleta dos dados um questionário que observou os conhecimentos prévios dos alunos envolvidos. A pesquisa se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves no município de Patos - PB, com os alunos do 2 º ano do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que ensinar Química de forma contextualizada, abordando na prática metodologias significativas e inovadoras é um grande desafio e meta a ser atingida pelos professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraia Carvalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Elementos Químicos | pt_BR |
dc.subject | Tabela Períodica | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem sistemática: analisando elementos da tabela periódica no dia a dia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hallison Ramon Furtado Leite Candeia.pdf | 5.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.