Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCandeia, Hallison Ramon Furtado Leite-
dc.date.accessioned2016-03-11T22:39:40Z-
dc.date.available2016-03-11T22:39:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.other21. ed. CDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9090-
dc.descriptionCANDEIA, H. R. F. L. Uma abordagem sistemática: analisando elementos da tabela periódica no dia a dia. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma abordagem sobre a contextualização, os métodos no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Química e as dificuldades enfrentadas pelos alunos em identificar e associar os elementos da tabela periódica no seu cotidiano. Sabe-se que o ensino de Química no ensino Médio deve proporcionar o entendimento dos fenômenos e transformações químicas, a fim de que os educandos possam intervir na sociedade como agentes transformadores de forma consciente e através de um pensamento crítico. Neste contexto o objetivo desta pesquisa é estudar uma forma de transmitir os conhecimentos químicos de maneira que os alunos a reconheçam no seu cotidiano e assim sejam motivados a fazer parte dessa construção do conhecimento na sala de aula e na vida. O estudo para realização deste teve como base as pesquisas bibliográficas e de campo com uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando para coleta dos dados um questionário que observou os conhecimentos prévios dos alunos envolvidos. A pesquisa se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves no município de Patos - PB, com os alunos do 2 º ano do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que ensinar Química de forma contextualizada, abordando na prática metodologias significativas e inovadoras é um grande desafio e meta a ser atingida pelos professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraia Carvalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectElementos Químicospt_BR
dc.subjectTabela Períodicapt_BR
dc.titleUma abordagem sistemática: analisando elementos da tabela periódica no dia a diapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hallison Ramon Furtado Leite Candeia.pdf5.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.