Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Ivomarcia Florentino de | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-11T22:40:10Z | - |
dc.date.available | 2016-03-11T22:40:10Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9091 | - |
dc.description | SOUSA, I. F. Concepções de educandos sobre a importância do lúdico no Ensino de Química na Cidade de Itaporanga - PB. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisas recentes mostram que a desmotivação dos alunos é um dos principais motivos de desinteresse pelo estudo das disciplinas. Diante disso, os jogos assumem uma função extremamente importante no processo de ensino aprendizagem, pois o mesmo contribui na melhor compreensão dos conceitos quanto na motivação dos alunos. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo mostrar a importância desse recurso no ensino de Química. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação com uma abordagem quanti-qualitativa com 30 (trinta) alunos do segundo ano Médio na Escola Normal Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga-PB. O trabalho foi desenvolvido em três momentos, através de uma sequência didática, no primeiro momento foi realizado um pré-teste através da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas, a fim de sondar as ideias prévias dos alunos sobre a utilização dos jogos nas aulas de Química, em seguida foi desenvolvido um jogo intitulado "Super Trunfo da Química" e um pós-teste para avaliar o grau de aceitabilidade dos alunos com relação à aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Após a realização das atividades foi possível perceber que a aplicação dos jogos foi muito importante, devido ao impacto que eles exercem junto aos alunos, pois quando estes se encontrar envolvidos no jogo, torna-se mais fácil e divertida a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Lucena Trajano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade no ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.title | Concepções de educandos sobre a importância do lúdico no Ensino de Química na Cidade de Itaporanga - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivomarcia Florentino de Sousa.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.