Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campos, Thales Lamonier Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T11:51:59Z | - |
dc.date.available | 2016-03-15T11:51:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9127 | - |
dc.description | Campos, T. L. G. O ensino intercultural nas aulas de E/LE: um estudo nos manuais didáticos Enlaces 2012/2015. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Passamos por um momento de transição em relação aos livros didáticos das escolas públicas do Brasil, novas versões dos materiais aprovados pelo PNLD chegarão às escolas para serem utilizadas por professores e aprendizes nos próximos anos. Tomando como base a leitura dos pressupostos teóricos sobre o enfoque intercultural, centrados nos estudos de Paraquett (2009, 2010 e 2012), Fleuri (2001), Guadalupe e Da Silva (2013), e dos documentos oficiais para a educação no Brasil, Plano Nacional do Livro Didático, PNLD, e as Orientações Curriculares do Ensino Médio, OCEM (Brasil: 2006) fizemos uma comparação desde as perspectivas da metodologia qualitativa para investigar os materiais didáticos Enlaces – español para Jóvenes Brasileños volume 3 PNLD 2012 e Enlaces – español para Jóvenes Brasileños volume 3 PNLD 2015. Entre os objetivos foram questionados se houve melhorias em relação às atividades que propõe práticas pedagógicas que tenham como foco as perspectivas da interculturalidade, identificando as contribuições para o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos aprendizes, inclusão social e étnica, construção da sua cidadania global e local, assim como identificar quais questões presentes no material didático se preocupam em trabalhar a interculturalidade promovendo uma interação e solidariedade entre a cultura do estudante e a aprendida nas aulas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Neila Nazaré Coelho de Souza Menezes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Espanhol | pt_BR |
dc.title | O ensino intercultural nas aulas de E/LE: um estudo nos manuais didáticos Enlaces 2012/2015 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thales Lamonier Guedes Campos.pdf | 7.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.