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dc.contributor.authorRodrigues, Renalle Ramos-
dc.date.accessioned2016-03-15T12:06:12Z-
dc.date.available2016-03-15T12:06:12Z-
dc.date.issued2014-12-03-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9159-
dc.descriptionRodrigues, R. R. Construções de sentido e identidade feminina nas páginas da Demillus: o preto e o vermelho. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO acesso ao texto publicitário, que objetiva anunciar/vender produtos relacionados ao erotismo/ao sensual, permite a constatação da presença recorrente do preto e do vermelho como cores que expressam sentidos específicos na cultura do humano. Em meio a um contexto de realização da peça publicitária que associa a figura da mulher, o sensual e o sexual, questionamos: De que forma o preto e vermelho influenciam na construção de sentidos neste entorno pragmático em catálogos de lingerie da empresa DeMillus? Partimos da hipótese de que o preto e vermelho influenciam na construção do sentido erótico nas publicidades, o que é intencional, em grande parte, e permite modificar a forma de observar/consumir os anúncios e os produtos. Processo de construção de sentidos que atualiza discursos pela linguagem, sendo significativo para a construção da identidade feminina exposta/estampada nos catálogos DeMillus. Tem-se como objetivo geral: analisar a importância e influência das cores preta e vermelha na construção de sentidos e de identidade feminina em campanhas publicitárias da DeMillus. Especificamente, apresentar um breve histórico da lingerie e sua presença e modificações ao longo do tempo; descrever as cores e suas influências na construção simbólica da vida humana; e propor uma análise de elementos textuais que compõem os catálogos de produtos selecionados, compreendidos como gêneros textuais que figuram socialmente nas práticas dos sujeitos, o que permite avançar da ideia comumente veiculada nos estudos do texto que classificam a revista e/ou catálogo como suporte e não texto (Cf. RODRIGUES, 2011). O corpus da pesquisa é composto por catálogos de lingerie da empresa DeMillus que fazem uso da linguagem das cores e da imagem da mulher; analisado mediante o arcabouço teórico das Semânticas Estrutural, Cognitiva, Argumentativa e Formal. Para tanto, foram pertinentes os estudos realizados em Rousseau (1980), Fiorin (2005), Gomes (2003), Mussalin & Bentes (2001), Jung (1987), Guimarães (2009), Rodrigues (2013; 2014a; 2014b), dente outros. A análise do material selecionado para esse estudo revelou que o vermelho impõe um sentido de sensualidade, desejo, paixão e sedução; e que somado ao preto, que sugere mistério e tentação, permite aos anunciantes dos produtos de lingerie, comercializados pela DeMillus, influenciar no desejo de ser e ter, possuir, consumir o Outro-imagem: objeto de desejo expresso por cores, seus sentidos, anunciados em vitrines impressas que circulam de casa em casa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Linduarte Pereira Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectTexto Publicitáriopt_BR
dc.titleConstruções de sentido e identidade feminina nas páginas da Demillus: o preto e o vermelhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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