Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9166
Título: Arborização em ruas de Campina Grande: uma apresentação socioambiental
Autor(es): Cavalcante, Gerlane Bezerra
Palavras-chave: Arborização Urbana
Árvores
Meio Ambiente
Urbanização de Campina Grande - PB
Data do documento: 2-Dez-2015
Resumo: A arborização urbana se prende as árvores plantadas nas calçadas e canteiros centrais, exerce papel de vital importância para a vida nos centros urbanos por suas múltiplas funções, que vão desde a atuação no clima até constituição de refúgio indispensável à flora remanescente. Sabendo que a cidade de Campina Grande localizada na mesorregião do Agreste do Estado da Paraíba, tornou-se como referência a informação da UNESCO por ser carente de cobertura vegetal. A Coordenadoria do Meio Ambiente – COMEIA lançou um plano de arborização para a cidade em 2011, onde pretende-se reduzir de forma significativa o déficit arbóreo no município, através do plantio estimado de 60 mil árvores entre os anos de 2011 e 2012 e 300 mil árvores até 2020. Por orientação da gestão municipal atual, a Prefeitura está desenvolvendo importantes ações visando à preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Diante do exposto, justifica-se a realização desta pesquisa que objetivou avaliar o grau de conscientização e percepção ambiental dos moradores das ruas: Aderaldo Vasconcelos Diniz no bairro Novo Cruzeiro e a Rua Geralda de Fátima Paiva Maia no bairro Três Irmãs, a respeito da arborização urbana. E ainda, despertar o interesse e a participação dos moradores das referidas ruas no que se refere à arborização urbana e obter informações sobre as necessidades, críticas e sugestões dos moradores em estudo para a elaboração de futuros planos de gestão, foi os objetivos específicos. Por se tratar de uma pesquisa exploratória foi utilizado o método científico de Gil (1995), por ser relativamente simples e econômico e ser recomendável para construção de hipóteses ou reformulação do problema, é ainda aplicado nas situações em que o objeto já é suficientemente conhecido. Para a elaboração dos gráficos das duas ruas estudadas chamou-se de Rua 1, a rua Aderaldo Vasconcelos Diniz e Rua 2, a rua Geralda de Fátima Paiva Maia.Os resultados mostraram que a maioria dos moradores, 68% da Rua 1 e 60% da Rua 2 que responderam ao questionário é do sexo feminino; 63% dos moradores da R1 têm uma renda de até cinco salários mínimos, enquanto os moradores da R2, 53% ganham na faixa de três salários mínimos, isto justifica diferença nas respostas de porque plantar ou não uma árvore na calçada de suas casas. Quando questionados sobre a percepção da importância da arborização urbana, 41% dos moradores da R1 responderam que acham pouco arborizadas; na R2, 69% responderam essa questão; os residentes das duas ruas empataram em 87% em afirmar ter ciência dos benefícios de uma árvore, porém, o custo de mantê-la torna-se inviável para os moradores da Rua 2, por possuir menor poder aquisitivo em relação aos da Rua1.
Descrição: Cavalcante, G. B. Arborização em ruas de Campina Grande: uma apresentação socioambiental. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9166
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Bezerra Cavalcante.pdf5.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.