Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9167
Título: Território e religião: uma abordagem cultural em Barra de Santana - PB
Autor(es): Oliveira, Leonardo de
Palavras-chave: Teologia Social
Religião - Cultura
Territorialidade
Data do documento: Dez-2015
Resumo: O presente artigo tem por título: Território e religião: Uma abordagem cultural em Barra de Santana. A intenção dessa pesquisa é construir uma reflexão sobre a formação das pequenas cidades do nordeste brasileiro, ressaltando a relação entre cultura e religião, principalmente em Barra de Santana-PB. Nesse sentido, esse campo de analise reforça as discussões sobre a presença da cultura religiosa no espaço pesquisado. Busca-se com isso demostrar de forma clara que a igreja na produção espacial exerce uma relação de poder, apresentando-se como um território, agindo como promotora das características culturais, tendo vista que sua presença é destacada em muitas das origens das cidades nordestinas, configurando assim,uma relação de poder e de territorialidade como existe no local pesquisado. Essa pesquisa é do tipo qualitativo, construído por meio de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando obras de: Milton Santos, Rozendahl, Paul Claval, dentre outros, junto com aplicação de questionários. Como resultado é possível destacar que a igreja mantém sua influência ao longo dos anos como instrumento da territorialidade em Barra de Santana, sobretudo junto às manifestações culturais como é o caso da festa da padroeira que é um evento tradicional no município. Portanto, este estudo buscou apresentar a relevante da relação entre religião, cultura e território sobre o olhar da Geografia. Nesse sentido, é necessário aprofundar as pesquisas nesse campo investigado por ser algo ainda pouco estudado na cidade e também por possuir uma escassez de materiais a ser pesquisado. Para isso, se faz necessário buscar ajuda de moradores do local para aprofundar melhor o tema trabalhado.
Descrição: Oliveira, L. de. Território e religião: uma abordagem cultural em Barra de Santana - PB. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9167
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo de Oliveira.pdf5.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.