Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9170
Título: A fruticultura do caju como fonte de renda sustentável na comunidade Cajazeiras no município de Assunção/PB
Autor(es): Araújo, Helena Maria da Conceição de
Palavras-chave: Fruticultura
Caju
Fonte de Renda Sustentável
Cajucultura
Impacto Ambiental
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: O caju (Anacardium Occidentale L.) há muito tempo se apresenta como uma nova possibilidade de fonte de renda, tendo em vista que tanto seu fruto (a castanha) quanto o pedúnculo (parte que se extrai a polpa) é altamente comercializável e com teor nutricional elevado e significante. Esta produção científica teve como objetivo realizar uma descrição investigativa e observatória sobre afruticultura do caju como fonte de renda sustentável na Comunidade Cajazeiras no Município de Assunção/PB, localizado no Planalto da Borborema, Microrregião do Cariri Ocidental Paraibano, na qual o método aplicado foi o qualitativo (coleta de dados) e descritivo (observação). Através da análise da produção e cultivo como fonte de renda sustentável para os pequenos agricultores da região, a cajucultura vem sendo atingida pelo processo de poluição e impacto ambiental causado pelas mineradoras que extraem o minério de caulim, e em decorrência desta ação os plantios de caju vêm sendo atingidos por esta atividade, que passou a ter um maior significado econômico na área em detrimento da agricultura familiar e sustentável. Com a reestruturação da economia e cultura local e da reorganização do espaço de produção a área passou a agregar valores à comunidade sobre os aspectos ativistas muito mais individuais (mineradores) do que coletivos (fruticultura do caju).A análise da potencialidade de uma melhor produção e manejo do cajuteve caráter qualitativo e seu procedimento metodológico constou de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e aplicação de questionários direcionados a Secretaria de Agricultura do Município e aos agricultores da comunidade. Contudo, é de urgência que os poderes públicos, profissionais da área ambiental, técnicos e interessados na área ponham em prática propostas de revitalização e valorização socioeconômica e ambientalque contribuam para o desenvolvimento sustentável desta região.
Descrição: Araújo, H. M. da C. de. A fruticultura do caju como fonte de renda sustentável na comunidade Cajazeiras no município de Assunção/PB. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9170
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helena Maria da Conceição de Araújo.pdf23.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.