Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9171
Título: A violência como fator modificador do espaço rural: uma sinopse no Sítio Caracol, São Sebastião de Lagoa de Roça - PB
Autor(es): Araújo, Thais Vitor de
Palavras-chave: Violência
Criminalidade
Comunidade Rural
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: A violência é um tema considerado, polêmico, complexo e difícil definição, a mesma se expandiu e atualmente se faz presente em todas as localidades, atinge qualquer setor e classe social. Os seus danos são os mais diversos, desde privar a liberdade de ir e vir, ter/ possuir bens e poder usufruir, tendo em vista a vulnerabilidade de todos a sua ocorrência. Ela ainda impõe o sentimento de medo e insegurança, fazendo com que as pessoas vivam enclausuradas em suas moradias e sempre buscando artifícios para se proteger do perigo iminente. Diante dos fatos, este trabalho tem por objetivo abordar a violência como responsável da modificação do espaço rural, no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, Paraíba, mais precisamente na comunidade do Sítio Caracol, partindo do pressuposto que o campo é considerado um local propício para práticas violentas, por ser uma área onde as habitações são distantes umas das outras, dificultando a locomoção e a localização dos locais afetados por parte polícia, sem contar a falta de equipamentos para estes, além de seu pequeno contingente, e a distância dessas localidades do centro urbano, impedem as ações públicas para proteção dessas comunidades. Propõe-se expor as principais mudanças na comunidade, entre elas a perca de manifestações culturais e alteração da paisagem local, apresentar as ocorrências citadas, como reflexo da ineficiência de políticas, principalmente de segurança pública, no qual é noticiado diariamente o aumento descontrolado da criminalidade, consequência de um Estado que não encontra formas de lhe conter. Na presente pesquisa o procedimento metodológico baseou-se no levantamento bibliográfico e aplicação de questionário com os moradores da área. Quanto ao método utilizado, trabalhou-se o qualitativo por meio da coleta de dados, juntamente com o empírico através da observação.
Descrição: Araújo, T. V. de. A violência como fator modificador do espaço rural: uma sinopse no Sítio Caracol, São Sebastião de Lagoa de Roça - PB. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9171
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Vitor de Araújo.pdf9.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.