Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9172
Título: Apropriações da imagem do negro no livro didático de história do Ensino Fundamental
Autor(es): Silveira Neto, João Félix da
Palavras-chave: Livro Didático
Ensino de História
Imagem - Apropriação
Data do documento: 14-Jul-2015
Resumo: A proposta de utilização de novas fontes para a pesquisa histórica apresentada pela Escola dos Annales possibilitou também a incorporação de novas linguagens para o ensino de História. Dentre elas destacamos a imagem como uma das formas de compreensão histórica bastante utilizada nos livros didáticos. É deveras importante discutirmos se as imagens apresentadas nestes livros, em especial as imagens que contêm representações dos negros, têm sido utilizadas da forma como a historiografia propõe ao incluí-las como fontes históricas. Sendo assim, nossa pesquisa tem por objetivo analisar as formas de apropriação das imagens onde os negros estão representados nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental. Para tanto, selecionamos alguns livros didáticos de História a partir do Guia do Livro Didático 2011, disponibilizado pelo PNLD. Assim, analisamos as formas de apropriação das imagens do negro dialogando com autores como Chartier, através dos conceitos de representação e apropriação, Circe Bittencourt que analisa as características do livro didático e a utilização crítica das imagens nele apresentadas, e Sandra Pesavento que discute a utilização das imagens pelos historiadores como testemunho de uma época.
Descrição: Silveira Neto, J. F. da. Apropriações da imagem do negro no livro didático de história do Ensino Fundamental. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9172
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Félix da Silveira Neto.pdf7.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.