Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9173
Título: Campina Grande e suas escapatórias para com o imaginário midiático sobre o nordeste brasileiro
Autor(es): Silva Neto, Luiz Ferreira da
Palavras-chave: Historiografia
Nordeste Brasileiro
Mídia
Esteriótipos
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: Este trabalho tem como finalidade realizar uma operação historiográfica sobre o discurso criado pela mídia como forma de estereotipar algumas regiões do Brasil, a exemplo da região Nordeste, que será abordada neste trabalho como objeto de estudo. Temos como objetivo geral analisar os discursos que são constantemente construídos pela mídia em relação àquela região, observando como a figura do nordestino foi minuciosamente pensada a partir de uma série de temáticas que, unidas, compõe o que era e ainda é caracterizado hoje. Como objetivo específico, buscamos mostrar que, ao contrário do que é difundido em meio aos espaços midiáticos, a região Nordeste é uma das que mais se desenvolvem, tendo em seu contexto cidades consideradas como polos industriais e culturais de grande importância, como a cidade de Campina Grande-PB, que será abordada no decorrer deste estudo, sendo vista como um dos polos tecnológicos que mais se desenvolvem atualmente no país. Apoiando-se em fontes variadas, tais comolivros, revistas e reportagens televisivas, nosso trabalho busca um diálogo com o campo da História Cultural, tendo como referenciais teóricos para sua fundamentaçãoSandra Jatahy (2005), com seu livro História e História Cultural; Michel Foucault (1979) e sua obra Microfísica do Poder; Durval Muniz de Albuquerque Jr. (1999) e seu livro A Invenção do Nordeste e Outras Artes; Severino Cabral Filho (2009), comA Cidade Revelada: Campina Grande em Imagens e Histórias. Temos como abordagem metodológica deste estudo a análise de construções historiográficas, reportagens jornalísticas e entrevistas como forma de analisar a construção desses discursos sobre essa região mediante a fala de autores, procurando, assim, desenvolver um trabalho cuja perspectiva seja problematizar as mais diversas formas discursivas criadas de forma estereotipada sobre a região Nordeste.
Descrição: Silva Neto, L. F. da. Campina Grande e suas escapatórias para com o imaginário midiático sobre o nordeste brasileiro. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9173
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Ferreira da Silva Neto.pdf19.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.