Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9174
Título: Santa Cruz do Capibaribe: a construção de uma simbologia partidária a partir da emancipação (1953-1966)
Autor(es): Santos, Saulo Alves dos
Palavras-chave: Ciência Política
Santa Cruz do Capibaribe - Pernanbuco
Emancipação Política
História Política
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: A proposta desse trabalho é analisar como se desenvolveu a construção do capital político das facções partidárias de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, no período que vai da emancipação até seus primeiros 14 anos de governo (1953-1966). Dentro dessa análise buscamos entender a partir da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu (1989) que capitais políticos foram importantes na construção dessas facções político-partidárias, analisando o processo de emancipação política desta sociedade como ponto de partida na construção dessas facções, além de tomarmos como objeto de análise a figura de Raimundo Aragão, considerado importante dentro desse contexto. A partir disso, buscaremos dialogar com uma realidade atual, procurando entender quais práticas se configuraram como permanência num processo de longa duração. Historiograficamente esta pesquisa se encaminha na perspectiva da “Nova História Política”.
Descrição: Santos, S. A. dos. Santa Cruz do Capibaribe: a construção de uma simbologia partidária a partir da emancipação (1953-1966). 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9174
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Saulo Alves dos Santos.pdf20.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.