Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9176
Título: "Lycantropia" no cenário político nacional: representações sobre Fernando Collor de Mello nas charges de Glauco na Folha de São Paulo (1992)
Autor(es): Silva, Roberto César Feliciano da
Palavras-chave: Política Brasileira
Fernando Collor de Mello - Político
História Política
Sociedade
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Este trabalho procura estudar a singularidade da história que permitem a associação entre a política e o humor, neste caso, através das charges. Assim foi possível analisar um dos momentos mais conturbados da nossa história, a Era Collor (1990-1992) observando através dos traços de Glauco Villas Boas o período de escândalo de corrupção e o processo de impeachment, num contexto de mudanças no Brasil e na sociedade como um todo. O Presidente da República se tornou personagem central da insatisfação dos brasileiros, e nas mãos do chargista Glauco Villas Boas se transformou literalmente num “personagem”, e com suas obras, agora fontes, juntamente com a bibliografia revisada sobre o governo Collor permitiram ao trabalho ir mais longe, além do questionamento sobre a mudança de pensamento social acerca de Collor, elas nos oferecem todo um estudo sobre o contexto político e econômico do Brasil na conjuntura dos acontecimentos desta época, e ainda abre um discurso sobre a sociedade e suas relações com o humor.
Descrição: Silva, R. C. F. da. "Lycantropia" no cenário político nacional: representações sobre Fernando Collor de Mello nas charges de Glauco na Folha de São Paulo (1992). 2015. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9176
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto César Feliciano da Silva.pdf34.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.